Você sabe como funciona a segurança dos dados na reciclagem de ativos de tecnologia da informação?

A segurança dos dados é peça chave em ITAD. A vida útil dos equipamentos ou ativos de TI possui alguns ciclos, o primeiro gira em torno de 3 a 5 anos. Após este prazo, entram os ciclos de reuso, onde o equipamento passa por uma descaracterização. É nesta etapa do processo que a segurança dos dados se torna essencial.

Isso porque, esses ativos costumam conter dados confidenciais e informações de grande importância, propriedade intelectual, dados de clientes (lembre-se da LGPD que já falamos aqui), informações sigilosas e uma infinidade de informações de grande importância para uma empresa.

Se essas informações não forem descartadas de forma segura, a reputação da vida da empresa será afetada e possíveis penalidades podem acontecer.

Com isso, surge a necessidade de realizar uma destruição de dados de forma segura. Não é necessária a destruição do disco rígido (unidade de armazenamento dos dados). Existem outras formas que vamos explicar. O ponto importante é escolher uma destruição que garantirá a eliminação definitiva dos dados na mídia magnética, em estado sólido e óptico.

A segurança dos dados estará garantida uma vez que, todos os dados sejam destruídos e se tornem irrecuperáveis de acordo com os padrões do setor e contenham uma documentação que confirme as regulações desta destruição.

A desativação do Data Center de uma corporação com a garantia da segurança de dados

O rápido crescimento da digitalização, mobilidade e do uso dos dispositivos conectados acaba afetando a forma com a qual os data centers das empresas lidam com a grande quantidade de dados existentes.

Diversas pesquisas afirmam que essa grande quantidade de dados acabará impulsionando a indústria de data centers, fazendo com ela encare cada vez mais desafios em sua segurança e a proteção de dados sigilosos, que é a prioridade de qualquer organização, seja ela tradicional ou que contenha um data center terceirizado.

As empresas atualmente exigem (e devem) que seus dados sejam destruídos no momento da desativação do data center, caso os ativos sejam reutilizados ou reciclados. Os dados costumam ser armazenados em mais dispositivos do que se possa imaginar, algo que deve ser cuidadosamente considerado para garantir que todas as informações confidenciais realmente sejam destruídas em servidores, quadros principais e demais dispositivos utilizados para o armazenamento de dados da corporação.

Conforme a demanda cresce, as empresas que realizam a disposição de ativos de TI passam a oferecer cada vez mais serviços e mais opções para incluir uma boa equipe de gerenciamento para realizar toda a desinstalação do data center, remoção, recuperação e reciclagem dos hardwares que sejam aposentados.

Tudo sempre de forma extremamente segura e responsável, garantindo assim que todos os dados digitais sejam destruídos adequadamente e todas as informações confidenciais se tornem então irrecuperáveis.

Esse trabalho consiste na criação de um projeto de desmantelamento de centro de dados, que é construído com base nos valores fundamentais da remoção sistemática dos equipamentos obsoletos de forma econômica, reduzindo a necessidade de interromper as atividades em andamento na empresa naquele momento, garantindo assim a destruição completa dos dados digitais.

Mesmo que estes projetos possam ser extremamente complexos, eles podem ser adotados de forma prática e eficaz, além também de garantir a responsabilidade com os ativos de TI em fim de vida em qualquer data center existente.

A sua dúvida agora pode ser, “como garantir que os dados se tornem irrecuperáveis”?

Os serviços de destruição de dados de disco rígido se tornaram bastante populares nos últimos anos, principalmente por garantirem que as informações contidas nestas unidades 0sejam completamente descartadas de forma segura e responsável.

Quando arquivos são apagados pelo processo normal, o conteúdo dos arquivos permanece no disco e o espaço por eles ocupados é marcado para ser reutilizado. Isso significa que com as ferramentas específicas, parte dos dados podem ser recuperados, mesmo se você formatar o disco. Isso é um risco!

A forma definitiva de apagar é gravar sequências de 1s e 0s em todo o disco, por três vezes, tornando a recuperação de dados virtualmente impossível.

Quais são os softwares (opções) oferecidos para esta limpeza?

A empresa Blancco é a mais renomada neste segmento e oferece duas opções, sem custo e com custo. O DBAN e o Blancco. A principal diferença das ofertas está na entrega de um certificado digital contemplada na versão paga. O DBAN é uma versão de código aberto que é facilmente encontrada na internet para download.

https://www.blancco.com/

https://www.dban.org/

O que considerar antes de descartar os ativos de TI através da segurança dos dados?

Antigamente, todos os processos e seleção para o descarte seguro dos ativos de TI eram raridade e não existiam muitas empresas que ofereciam este tipo de serviço. Com isso, as dúvidas a respeito do assunto eram poucas e as empresas se davam por satisfeitas com o que era oferecido, contanto que os equipamentos aposentados de TI fossem retirados no tempo adequado.

Atualmente, as empresas realizam um estudo minucioso dos fornecedores, para avaliar as capacidades e também os pontos fortes dos fornecedores que irão realizar o descarte seguro dos ativos, ou ITAD. Recentemente publicamos um conteúdo com um checklist para as empresas realizarem este estudo de forma estruturada.

Existem diversas necessidades que devem ser consideradas à respeito de cada recurso na hora de tomar uma decisão e escolher como e com quem o descarte dos ativos de TI serão feitos claro, sempre priorizando a segurança dos dados do empreendimento.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a ITRV.

Gostou do artigo? Compartilha e curte!

Post anterior
O lixo eletrônico e as leis estaduais de resíduos sólidos
Próximo post
Processando recicláveis após as restrições chinesas para a importação de sucata e rejeitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu